A minha Lista de blogues

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Viagem ao Romantismo

Muito agradável ter tido a oportunidade de assistir a este bailado...
Da paixão entre Carlotta Grisi e Jules Perrot, dois prestigiados bailarinos, nasceu: 

GISELLE

Giselle, uma jovem camponesa, está apaixonada e é correspondida por Loys, quem ela pensa ser um aldeão, mas que na verdade é Albrecht, um Duque, que se faz passar por um camponês para obter o seu amor.
Hilarion, o guarda dos bosques, também está apaixonado por Giselle.
Giselle tem uma saúde delicada e a mãe receia que, por tanto dançar, a sua filha perca a vida prematuramente e se transforme numa Willi - as habitantes noturnas dos bosques, almas de jovens que morreram antes dos seus casamentos.
Durante uma caçada organizada pela corte, chega casualmente a comitiva do Príncipe de Courtland, com a sua filha Bathilde, que é a noiva de Albrecht.


Eis que a alegria invade Hilarion, ao descobrir a mentira de Albrecht. Aproveita a presença do Príncipe de Courtland e desmascara o jovem Duque. Giselle desesperada perde a razão e morre.

Nas proximidades da campa de Gyselle aparece Mirtha, espectral rainha das Willis, que lhe dá as boas vindas.

Eis que se ouvem passos humanos, é Albrecht . Mirtha condena-o à mesma sorte fatal de todos aqueles que caem sobre o implacável poder das Willis. Mas Giselle  tenta protegê-lo, implorando em vão a rainha Mirtha. Condenado a dançar até ao extremo, Giselle sustém-no com desesperado amor até que as primeiras luzes do amanhecer impõem a retirada das Willis. Giselle, finalmente, segue as suas companheiras até ao reino das sombras, depois de ter encaminhado o amado até à luz e à vida...
FIM
Mirtha, Albrecht, Giselle, Jules Perrot, Hilarion, mãe de Giselle 

 Música: Adolphe Adam
Coreografia: Jules Perrot; Jean Coralli
Libreto: Theóphile Gautier

Sem comentários:

Enviar um comentário